Harmonização de Peixes e Frutos do Mar com Cerveja

Aqui no nosso blog nós já mostramos como harmonizar peixes com vinhos, lembra? Agora é a vez da queridinha dos brasileiros: a cerveja. Nada melhor do que aproveitar o verão com sol, férias, praia, cerveja gelada e aquele peixinho que dá água na boca só de olhar! Vem com a gente e vire um expert na harmonização.

 

Cerveja Pilsen

Essa é a aquela cerveja tradicional! Leve e refrescante, a pilsen harmoniza super bem com alimentos de sabores suaves e menos intensos. Nossa dica é saborear ao lado de uma porção de tilápia frita, camarão e até mesmo um carangueijo para os mais ousados.

 

Witbier 

Essa é a famosa cerveja de trigo, normalmente são feitas com cascas de laranja e coentro que devem ser percebidos no aroma. Sua coloração é turva e o amargor é de médio para baixo.
Devido a essas características, harmoniza muito bem com atum, bolinho de bacalhau e uma porção fresquinha de lula.

IPA

Cerveja mais encorpada, diferente da tradicional Pilsen que é uma cerveja mais neutra, extremamente leve, de cor clara e com zero amargor, a India Pale Ale tem alta concentração de lúpulos e por isso muitas vezes traz um gostinho de frutas tropicais com um certo amargor.  É perfeita para tomar com um salmão grelhado, moqueca e lagosta.

 

Stout

Sem dúvidas sua melhor harmonização é feita com a moqueca. Afinal, a stout é a famosa cerveja preta que lembram café, chocolate e cacau. Cremosas, amargas e bem secas conseguem realçar o delicioso sabor desse cozido de peixes que a gente tanto ama!

 

Bom, agora que você já sabe como harmonizar a sua cerveja com frutos do mar, está na hora de surpreender-se na prática! Reúna os amigos e combine cada ingrediente da forma mais saborosa possível.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.